08/03/2018 às 15:24 Tira Dúvidas

10 dicas antes de contratar suas fotos de formatura!

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4min de leitura

10 dicas antes de contratar serviços de Produção Fotográfica para sua Formatura

Contratar serviços e escolher bem os fornecedores são detalhes da organização que fazem toda a diferença no grande dia.

Com tantas opções no mercado, na hora de contratar é preciso saber escolher muito bem para não ter dores de cabeça próximo da data do evento ou até mesmo no pós-evento.

Para que você consiga focar nas suas outras tarefas. Nós da Casa do Formando Formaturas resolvemos fazer uma lista com 10 dicas que todo FORMANDO deve saber ao contratar serviços.

Com essas dicas, você poderá tomar a sua decisão com a consciência tranquila e sem preocupações.

1. DEFINA O QUE É IMPORTANTE

Antes do primeiro contato, tenha em mente quais elementos são mais importantes para o seu evento, assim você conseguirá focar a sua busca pelo fornecedor perfeito.

01 - Em sua pesquisa e contato:

02 - Tome notas e analise os fornecedores, se baseando nos elementos que você já elencou como importantes;

03 - Compare as respostas e resultados;

04 - Decida qual empresa pode oferecer, não somente o melhor serviço, mais que tenha a infraestrutura adequada para realizar o serviço contratado.

2. NUNCA OPTE PELA PRIMEIRA OPÇÃO, FAÇA COTAÇÃO DE PELO MENOS 3

Por que 3? Na verdade, são pelo menos 3, para que você possa comparar preços e serviços oferecidos por esses fornecedores cotados. Se os 3 não forem suficientes, cote mais alguns e anote quais trarão a melhor relação entre custo e benefício.

Outra dica é que com mais opções você pode tentar barganhar algum desconto ou ganhar algum serviço/ item extra (que não estava incluído no contrato ou proposta apresentada).

3. ANALISAR O TEMPO DE MERCADO E EXPERIÊNCIA

Em sua pesquisa não esqueça de analisar o tempo de experiência e a influência de mercado que o fornecedor já conquistou. Isso irá aumentar a sua confiança e com certeza será um quesito importante na hora da decisão.

Outra opção é perguntar para o fornecedor se você pode visitar o seu escritório ou local de trabalho, para ter certeza de que é isso que realmente precisa e se é do seu gosto.

4. SABER OS MAIS RECENTES TRABALHOS DO FORNECEDOR

Aqui, não adianta apenas checar as informações disponíveis no site da empresa, que podem ser referentes a clientes de meses ou até de anos atrás! É preciso conversar clientes citados, para saber como foi o trabalho, a entrega e se o recomendam.

5. PERGUNTE SOBRE OS DESAFIOS QUE JÁ ENFRENTARAM

Quais foram os maiores desafios que o fornecedor já enfrentou ao entregar seu produto ou serviço para um evento? Isso servirá para entender a capacidade de solução de problemas e imprevistos. Na hora do aperto, o que mais precisamos é de um parceiro, não somente de um fornecedor de serviços. E para evitar dores de cabeça e estresse na hora do seu grande dia, é preciso saber com quem poderá contar. Além disso, se estamos contratando alguém ou uma empresa para ficar responsável por determinada ação ou área, não deveríamos ter preocupações ou problemas, e sim a solução.

6. BONS FORNECEDORES CONTAM COM BOAS PARCERIAS

Bons fornecedores estabelecem parcerias com outras empresas para completar ainda mais a sua experiência, como por exemplo, a Casa do Formando Formaturas, que tem mais de 100 parceiros em seu mercado.

Outro aviso importante é: evite vendas casadas. O consumidor pode sim receber indicações, principalmente se forem de parceiros confiáveis. Mas um fornecedor não pode exigir que seja tudo feito com ele ou pelas empresas que tem parceria. Você pode até fechar um pacote, mas deve ter o direito de escolher se quer ou não.

7. EVENTUALIDADE

O apoio a qualquer hora e em todas etapas do seu evento é um grande diferencial. No caso da Casa do Formando Formaturas, nós disponibilizamos serviço de atendimento ao cliente por e-mail, chat ou telefone. Além das dicas deste blog, a página de suporte.

Por isso, certifique-se que o seu potencial fornecedor ofereça um bom suporte para que nas horas de apuros, você saiba exatamente como procurar auxílio.

8. CONTRATO COMPLETO

Estabeleça sempre um contrato por escrito com as atribuições de ambas as partes para a proteção dos dois lados, não importa o tamanho ou valor do serviço. Esse documento deve conter as datas de produção e entrega, obrigações, itens a serem entregues e devolvidos no final do evento, além de cláusula sobre multa de desistência dos dois lados.

Desta forma, você conseguirá se proteger caso aconteça algum problema de deadline e, o fornecedor também poderá listar as suas responsabilidades em relação ao que foi acordado e contratado.

9. AS REDES SOCIAIS COMO ALIADAS

Pesquisar também nas redes sociais e no reclame aqui é uma ótima maneira de saber se a empresa se envolveu em algum caso de fraude ou então, se atende bem os seus clientes.

É o tal do boca a boca digital, em que as pessoas contam sobre as suas experiências, e com essa ação podem guiar outros organizadores sobre o que podem esperar do fornecedor. Ele é atencioso? Entregou todos os itens dentro do prazo? Tem algum diferencial que chamou a sua atenção?

10. ESTIPULE PRAZOS

Estipule datas de pagamento e prazos de entrega no momento do contrato para que tudo seja oficializado e visando um cronograma que com certeza não pode ser atrasado, assim você sempre saberá o que esperar e com certeza terá tudo sob controle.

E não se esqueça de sempre pedir a nota fiscal e recibo!

Espero que essas dicas te ajudem muito na hora de contratar serviços para o seu evento. Depois de utilizá-las, deixe seu comentário sobre a sua experiência.

08 Mar 2018

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